domingo, 27 de maio de 2012

O Solista


Apesar de todo o entorno, O SOLISTA (2009) não é sobre arte, não é sobre música, nem sobre a loucura ou os sem tetos de Los Angeles, mas sobre como o jornalista Steve Lopez (Robert Downey Jr.) se reencontrou consigo mesmo através do morador de rua Nathaniel Anthony Ayers Jr. (Jamie Foxx) .

Joe Wright dirige o filme com mão pesada e consegue nos impor solidariedade a nós mesmos, quem não tem um pouco a sensação de gênio incompreendido dentro de si?

O jornalista Steve Lopez não padece de nenhuma enfermidade mental e está passando por isso, com a desvalorização do jornalismo e, sem ter o que escrever, se depara com o esquizofrênico Nathaniel que, por seus próprios motivos, vive o mesmo drama em relação a música.

O talentosíssimo e genial Nathaniel já fora aluno da Julliard e estava nas ruas carregando seu carrinho e tocando um violino de duas cordas dentro de um túnel, mas quem, de verdade, acaba saindo de dentro de seu túnel existencial, é o próprio jornalista.

O filme é baseado na história real contatada em sua coluna no Los Angeles Time pelo próprio Steve Lopez, sem dúvida o grande e verdadeiro solista de toda a história (se assim não fosse, o título do filme estaria no plural).

De qualquer forma, é sensível, delicado e nos leva a pensar que, talvez, só mesmo o profundo e real relacionamento com o outro - imperfeito, esquizofrênico, mendigo -, é o que nos pode resgatar da condição de solista.


2 comentários:

Cris Gomes disse...

Que bom, querida Tania, que você resolveu nos presentear com o Blog! A forma deliciosa com que você nos fala sobre os "seus" filmes os tornam "nossos" e isso é que é legal. Obrigada por compartilhar suas comentários mais que filosóficos sobre filmes.
Sucesso na empreitada que acompanherei sempre!

kccavalheiro disse...

Parabéns pelo blog!!! Esse filme é lindo mesmo, vale toda indicação possível!!